Como contratar os colaboradores certos? – Por Eduardo Toledo

Contratar os colaboradores certos é um fator altamente benéfico para sua empresa familiar, sob vários aspectos. Por exemplo, quando você traz para o time, colaboradores alinhados à cultura da empresa, essa cultura pode ser ainda mais aprimorada. O engajamento, bem como a produtividade, também são fatores de destaque quando a empresa conta com um time entrosado, formado pelos colaboradores certos.

Mas, de que maneira a empresa pode realizar essa contratação assertiva? É o que conto neste post ! 

Contratar os colaboradores certos implica em um método e  processo contínuo

Me fala uma coisa, amigo/amiga empreendedor (a): você sabe realmente qual é a sua necessidade atual?Sabe me dizer qual rumo sua empresa está tomando?

Tenha em mente uma coisa:  não faz sentido você contratar posições para uma necessidade atual ou pontual, apenas em casos específicos de contingência.

Aqui reside a fonte do erro que você muito provavelmente pode cometer recorrentemente. Afinal, toda contratação, para que seja assertiva, precisa estar baseada no plano estratégico de atingir objetivos claros e definidos.

Estratégias para contratar os colaboradores certos 

Para que você baseie a contratação em um plano estratégico para atingir os objetivos definidos, ferramentas como SMART e análise de perfil devem ser dominadas pelo RH da empresa.

Além disso, gosto de enfatizar um ponto: tenha de um jeito muito claro qual é a cultura da  empresa. Dessa forma, por meio dessas ferramentas, será possível  trazer as pessoas certas e no momento certo.

E o plano estratégico? 

O RH precisa focar no plano estratégico. Assim, é possível atrair as pessoas chaves para trazer ao longo de todo tempo de implantação. Também é importante ter tempo hábil para realizar o processo de contratação. Afinal, isso facilita na tomada de decisão e não cria ansiedade no processo.

Conforme declarei em algumas entrevistas e para Palestra de Sucesso, maior agência de palestrantes do Brasil, onde faço parte:

“O RH deve trabalhar a contratação no curto, médio e longo prazo, se não houver essa dinâmica, algo está errado. E o dono da empresa familiar deve rever sua empresa, pois está sem foco, devido as pessoas não saberem para onde estão indo.” – Eduardo Toledo

Fez sentido? Então compartilhe com seus contatos e fortaleça sua rede com informações relevantes.

Nos vemos em minha , até lá! 

Últimas postagens

Nosso objetivo é ter a certeza a família construa uma empresa familiar que gere valor a sociedade, mas sempre com união, liberdade financeira e de tempo.

Já reestruturamos e transformamos com nossos serviços de consultoria e mentorias mais de 50 empresas familiares, no total já foram mais de 7 mil pessoas, entre familiares e colaboradores.