Será que estamos diante do começo de uma crise na empresa? – Por Eduardo Toledo

Uma crise na empresa familiar pode ser vista e encarada de diferentes formas. Pode ser tanto uma mola propulsora, se utilizada como ponto de partida para alavancar o negócio, ou ainda a “pá de cal”, se não for administrada ou, o que é pior, sequer ser identificada. E é aqui que reside uma das grandes dores para o empreendedor. Será que o seu negócio está em crise? Como identificar o problema desde o início, evitando assim, maiores danos e usando a crise como uma oportunidade de inovar e crescer? 

Nosso grande palestrante de sucesso, Eduardo Toledo, sinônimo e referência em empresas familiares, nos traz as respostas. Confira!

Indicadores de crise na empresa familiar 

Quem me acompanha aqui no blog e nas apresentações da Palestras de Sucesso, provavelmente já conferiu um artigo onde eu falo sobre crise na empresa familiar, sob a óptica de não evitá-la. Se você perdeu, clique aqui, vale muito a leitura!

Contudo, não evitá-la não quer dizer que você precisa desconhecê-la, tampouco não agir. A crise deve ser encarada como uma espécie de evento, capaz de “chacoalhar” as estruturas, nos obrigando a agir. E é por este ponto de vista que devemos identificá-la.

Para tanto, observe os seguintes indicadores de crise na empresa familiar:

  • Baixo fluxo de caixa
  • Baixo fluxo de entrada de novos clientes (funil de vendas)
  • Baixo tempo de cliente recomprando (LTV)
  • Baixo índice de lucratividade
  • Ou ainda, índice alto indevidamente.

A empresa está em crise: quais medidas adotar inicialmente?

Como falei na em diversas entrevistas:

“Observe que os índices são definidos por venda ou por custo alto.  Para solucionar esses problemas é preciso ter um plano de ação rápido.”

Este plano deve ter, como estratégias:

  • Aumentar as vendas;
  • Elevar o número de novos clientes;
  • Estabelecer novos canais de vendas;
  • Rever toda a parte de custos e despesas, e assim, aumentar a lucratividade.

Agora que você já sabe o que fazer para lidar com a crise na empresa, me conta: está se saindo bem? Te vejo em minhas palestras, até lá! 

Grande referência no tema Empresas Familiares, o palestrante Eduardo Toledo desponta no segmento corporativo, graças  às suas inúmeras qualidades e resultados assertivos.

Colecionando cases de sucesso por onde passa, seja com seus treinamentos, mentorias, consultorias ou palestras, ele é o nome certo para ajudar a alavancar o seu negócio e a sua equipe.

Últimas postagens

Nosso objetivo é ter a certeza a família construa uma empresa familiar que gere valor a sociedade, mas sempre com união, liberdade financeira e de tempo.

Já reestruturamos e transformamos com nossos serviços de consultoria e mentorias mais de 50 empresas familiares, no total já foram mais de 7 mil pessoas, entre familiares e colaboradores.