Muito se falou sobre transformação digital na empresa familiar, especialmente no contexto da pandemia. Contudo, foi exatamente ao trilhar neste caminho que muitos negócios se perderam. No artigo de hoje, o palestrante Eduardo Toledo, nos traz uma interessante pergunta: sua empresa familiar está preparada para a transformação digital?
Pandemia e transformação digital: mais demanda tecnológica x aceleração no ritmo de falências
É inegável o fato que diante de um cenário pandêmico, vimos uma crescente avassaladora do consumo e utilização da tecnologia.
Por outro lado, vimos também uma alavancada na falência de empresas em geral. Isso certamente deve-se ao fato de que muitas não perceberam a mudança no comportamento do cliente na aquisição e conhecimento de produtos e serviços.
Antes de mais nada, é importante que você do outro lado da telinha, separe o que é e-commerce, estar nas redes sociais e transformação digital.
Conforme falei em diversas entrevistas:
“ Hoje muitos empresários de empresas familiares ou não, querem abrir um e-commerce ou falam que desejam ter uma rede social com muitos seguidores, ou querem começar a impulsionar no Google. Apenas para alinharmos, tais gestos são apenas ações digitais. Isso não é uma transformação digital!”
O que é transformação digital?
Vamos lá: podemos dizer que a transformação digital é um processo de transformação do seu negócio, onde:
- Você terá um e-commerce;
- Terá redes sociais;
- Fará tráfego através do Google e de outras redes.
Contudo, não se resume a tais fatores. Você precisará, ainda, contar com diversas estruturas digitais para solucionar problemas tradicionais que eram de alto custo.
Isso não significa usar somente a internet, mas pode ser também um software de gestão, aquisição de novos maquinários, etc.
Prepare-se para a transformação digital na empresa familiar
Se preparar para a transformação digital na empresa familiar implica sobretudo, na criação de um planejamento, capaz de promover a reinvenção do negócio, bem como diminuir os custos operacionais, aumentar a capilaridade de vendas e ter mais pontos de contatos.
Um recado importante que eu dei na minha entrevista e reproduzo aqui:
“Quem não fizer isso nos próximos dois anos, com certeza, não irá existir ou será insignificante nos outros anos, pois não estará presente no atual mercado e com custos não competitivos.”
Agora quero saber de você: sua empresa familiar já está preparada para essa transformação? E olha que eu nem falei no Metaverso, que bem breve será abordado por aqui.
Compartilhe este conteúdo com seus contatos e faça circular o conhecimento. Até a próxima!
Minhas palestras abordam tudo o que é preciso saber para ter uma empresa familiar de sucesso
Grande grande experiência no tema Empresas Familiares, graças às suas inúmeras qualidades e resultados assertivos, coleciono cases de sucesso por onde passei, seja com seus treinamentos, mentorias, consultorias ou palestras, com certeza posso te ajudar a alavancar o seu negócio e a sua equipe.


